O aplicativo de mobilidade urbana Uber, chegou e mudou a vida de muitas pessoas. Seja motoristas, sejam passageiros. Uma vez que possibilitou que pessoas que antes não tinham renda, pudessem trabalhar como motoristas e que clientes que não tivessem transporte, tivesse uma maior liberdade geográfica. Todavia, algumas estratégias que os motoristas usam para aumentar sua lucratividade dirigindo menos, acaba atrapalhando a maioria dos passageiros. Confira quais são as técnicas mais usadas.
Por que os passageiros podem se dar mal?
Isso ocorre porque algumas das técnicas consistem em ‘descartar’ certos tipos de corridas, o que vai acarretar que os passageiros irão precisar esperar mais tempo, até aparecer algum motorista que veja que a corrida em questão é vantajosa para ele. Isso pode ocorrer principalmente em corridas longas que pagam pouco. Por isso, confira todas as técnicas.
Escolher bairros com alto padrão
Na técnica citada, é comum que os motoristas só circulem nos bairros nobres dos grandes centros urbanos, pois eles consideram que naquelas regiões, o valor pago em relação a quilometragem rodada é mais vantajoso. O que pode levar a ter mais motoristas nessas áreas e nas áreas mais afastadas, menos.
Só aceitar corridas que paguem bem
Aqui é outra estratégia bastante usada pelos motoristas, que só aceitam corridas que pagam bem. Mas você pode se perguntar, o que seria uma corrida que paga bem? Há uma ‘regra’ que diz que, se a corrida paga acima de R$ 1 por minuto, ela já é uma boa corrida. Por exemplo, uma corrida que é realizada em 5 minutos e pagou R$ 10 para o motorista.
Não rodar todos os dias
Isso não significa que eles vão rodar apenas um dia em específico na semana, todavia, eles trabalham por conta própria, isto é, eles fazem os horários deles. Portanto, é comum que eles deem preferência para rodar aos finais de semana.
Veja também: Justiça reconhece direitos de motorista da Uber; entenda
Outras estratégias, prejudicam até no conforto dos usuários
Desligar o ar-condicionado
Essa é uma das técnicas usadas que mais prejudicam os usuários, pois a depender do dia, isso pode fazer uma grande diferença. Como é o caso dos motoristas que desligam o ar, a fim de economizar mais ainda nas viagens. Lembrando que a empresa não obriga que o ar fique ligado.
Recusar corridas curtas
Aqui, é uma técnica que pode ser usada em conjunto com outras já citadas. Mas para alguns motoristas, não é vantajoso dirigir em um trânsito lento a fim de ganhar pouco dinheiro. Pois embora a corrida seja curta, mas a depender do horário, o trânsito pode atrapalhar bastante.
Veja também: Como se tornar uma Uber Moto no Brasil; confira