Má notícia! Infelizmente a fila de espera para obtenção de benefícios do INSS ultrapassou o número de 1,217 milhão de pessoas! Segundo dados, milhares de pessoas estão na espera do requerimento atendido de suas solicitações e outras com requerimentos pendentes. O número representa que em menos de 30 dias – mais de 200 mil pessoas entraram na fila de espera. Lembrando que os pedidos pendentes são os requerimentos que já passaram pela primeira fase – entretanto, estão pendentes devido algum documento faltoso.
Fila do INSS aumenta em 2023
Lembrando que nos últimos anos em razão da pandemia ocorreu um grande aglomerado de benefícios travados. Com isso, o INSS cessou a concessão de novos pagamentos em razão do período conturbado do país. Entrementes, com a entrada do novo Governo – o novo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT) prometeu diminuir as filas e posteriormente até mesmo cessá-las.
Com isso, os futuros beneficiários precisam aguardar até anos para que seus pedidos sejam atendidos. Algumas pessoas buscam por advogados, a fim de que seus requerimentos sejam atendidos em primeira instância. Desse modo, todos os benefícios do INSS estão pendentes.
Bem como o BPC – Benefício de Prestação Continuada, aposentadorias e pensões. Números elevados. Visto que a concessão dos benefícios representam gastos a mais para o Governo Federal com novos salários – a maioria dos benefícios do INSS usam como base o salário mínimo vigente.
Lembrando que dos benefícios concedidos pelo INSS – apenas a pensão e aposentadoria dá direito ao 13° salário. No caso da aposentadoria, apenas em alguns casos. Será que há uma maneira de ser atendido mais rápido no INSS? Veja!
Veja também: R$ 651 A MAIS para os beneficiários do INSS; veja o calendário de pagamentos
Como ser atendido mais rápido no INSS?
Por ser uma fila no sistema – não há como burlar. Os pedidos mais antigos serão atendidos primeiro e assim sucessivamente. Entrementes, o Ministro da Previdência prometeu que os primeiros passos de sua gestão será normalizar as filas e por fim – voltar ao que era anteriormente, que em poucos dias uma pessoa conseguia obter a concessão de seu benefício.
Com isso, ele espera realizar planejamentos entre a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil – realizando ações conjuntas entre estados e municípios a fim de garantir o direito previdenciário de todos os brasileiros. Agilizando os processos e reunindo os demais dados faltantes.
Visto que para anexar um único documento faltante para concluir os procedimentos é necessário até seis meses devido a alta demanda. Espera-se que nos próximos semestres haja essa parceria e o Governo consiga manter o equilíbrio. Visto que a atual Gestão possui um outro desafio: os valores pagos.
Com a alta demanda, mais e mais salários irão sair dos cofres e a alta demanda poderá prejudicar a economia – como afirmam especialistas. Entretanto, Lula busca uma maneira de equilibrar os novos beneficiários e a atual economia brasileira.
Veja também: Depressão dá direito a benefício do INSS? Entenda como funciona