Em um movimento que parece ser, até mesmo, cíclico, os estilos vão e voltam para marcar épocas, seja na música, moda ou estilo de vida. Acontece que, atualmente, em pleno século de inovações tecnológicas de ponta que envolvem uso de evoluções como Inteligência Artificial e robôs, o antigo parece ainda possuir forte apelo.
Nesse sentido, o estilo do “vintage” tecnológico chama atenção e cada vez mais as pessoas estão consumindo itens que, na verdade, já tiveram o seu auge há tempos.
Confira a seguir quais são estes aparelhos antigos que estão fazendo sucesso e veja se você tem ou já teve algum dessa lista.
O que é o “vintage”
Ser vintage significa estar associado ao estilo, design ou moda de uma época passada, geralmente considerada como elegante e sofisticada. O termo em si é utilizado para se referir, de modo geral, a peças de roupa, móveis, objetos de decoração ou outros itens que são antigos ou têm um estilo antigo.
Além disso, o “vintage” também pode ser um termo usado para descrever a tendência de valorizar e usar coisas antigas, especialmente na moda e na cultura pop. Em geral, ser vintage significa estar ligado a um estilo clássico e retrô que tem ganhado popularidade recentemente.
Veja também: Inteligência Artificial pode substituir psicólogo? 80% aprovam tecnologia
O vintage na tecnologia: a tendência do antigo
Pode até parecer estranho misturar os conceitos de tendência com a ideia vintage, no entanto, é fácil perceber que esse estilo antigo está na moda, inclusive quando o assunto é tecnologia. É nesse sentido que alguns queridinhos das décadas passadas retornaram para fazer muito sucesso e ser objeto de desejo entre, sobretudo, os mais jovens.
A tendência vintage se refere a um estilo que se inspira em década passadas, como os anos 1920, 1950 e 1960, por exemplo. Muitos dos mais jovens estão sendo atraídos por este estilo porque eles associam a moda vintage com uma época mais elegante e sofisticada, além de uma forma de se destacarem dos padrões atuais.
Mais do que isso, muitos também acham que as peças e objetos antigos possuem uma história e personalidade únicas, diferentes da produção em massa de hoje em dia. Nesse sentido, adotar um estivo vintage também pode ser visto como uma forma de protesto contra a cultura consumista e a descartabilidade dos itens modernos.
Apesar de todo esse ideário que pode somar uma carga, até mesmo, intelectual, nada impede que produtos novos sejam produzidos utilizando somente da estética antiga, mesmo que feitos sob larga escala.
Veja também: Exclua isso do seu CELULAR para a bateria durar 2 vezes mais
Aparelhos antigos que retornaram ao sucesso
Longe do esquecimento, alguns aparelhos que já tiveram seu auge em décadas passadas, estão de volta às listas de desejo, sobretudo, dos mais jovens. Veja quais são estes itens a seguir:
Câmeras instantâneas
Conhecidas como Polaroid, as câmeras instantâneas são máquinas fotográficas que produzem fotos impressas instantaneamente, assim que a imagem é capturada. Elas funcionam por meio de uma combinação de tecnologia de filme e impressão, onde o filme é exposto à luz e depois revelado e impresso em um papel fotográfico.
As Plaroids têm feito sucesso entre os jovens porque elas oferecem uma forma rápida e fácil de produzir fotos tangíveis que podem ser compartilhadas e colecionadas além de, claro, passar todo aquele ar vintage por meio da experiência de autenticidade e nostalgia.
Videogames portáteis
Já os videogames portáteis são jogos eletrônicos que podem ser jogados fora de casa, sem a necessidade de estar conectados a uma televisão ou a um computador, o que também tem feito um sucesso significativo atualmente.
A popularidade recente destes aparelhos também tem muito a ver com o estilo mais descolado que um jovem atual pode passar se portar um destes que, além de tudo, são interessantes passatempos, devida a ampla variedade de títulos e a portabilidade.
Fita cassete
Nesse mesmo sentido, ainda que um pouco menos expressiva, as fitas cassetes que sumiram do mercado estão voltando e atraindo muita gente. Amplamente utilizadas na década de 1980 e 1990, antes da popularização dos CDs e dos dispositivos de armazenamento digitais.
Acontece é que estes itens estão também ganhando popularidade entre os jovens atualmente porque elas são vistas como uma forma de nostalgia e uma referência a uma época passada, sem contar que são vistas como bastante autênticas.
Computadores coloridos
Por fim, os computadores coloridos entram para fechar esta lista visto que estes itens estão, cada vez mais, ocupando a lista de desejos dos mais jovens. Ainda com muitos lançamentos para vir por aí, empresas de tecnologia como a Apple está próxima de lançar novidades nesse sentido.