CALMA! Veja como cancelar um Pix errado

Foi-se o tempo que era preciso esperar dias úteis e horários comerciais para fazer transações bancárias. Após a criação do Pix, isso pode ser feito a qualquer horário do dia sete dias por semana. A única desvantagem, é que a transação é feita tão rápido, que às vezes ela pode ser errada e a pessoa nem perceber. Ou até mesmo, acontecer da pessoa cair em algum golpe e enviar o Pix para o golpista. Portanto, confira o que fazer quando você acabar enviando um Pix errado.

Pessoa usando seu aplicativo bancário na área de Pix
Confira como é possível cancelar um Pix realizado errado | Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Em alguns casos é possível sim efetuar o cancelamento

Há possibilidades de você reaver o seu dinheiro quando acaba mandando ele por engano para alguém ou até mesmo sendo obrigado a fazer isso, em casos de golpes. Mas vale lembrar que isso não pode ser feito diretamente pela pessoa, ela solicita, cabe outro setor avaliar o pedido.

O processo vai ocorrer por intermédio de um sistema único criado pelo Banco Central, a fim de mediar possíveis fraudes que venham ocorrer em decorrência do Sistema Pix. Através do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Mas para a ferramenta reaver o dinheiro do cliente, é preciso que um rito seja seguido, isto é, primeiro precisa-se comunicar ao banco acerca da fraude, feito isso, irá registrar um Boletim de Ocorrência. E após isso, o Banco que recebeu seu dinheiro irá analisar a conta em questão e, se preciso, bloqueá-la.

Veja também: Pagar no Pix em 12 vezes! Este é o SEGREDO que ninguém conta

E o que fazer quando o Pix tiver sido enviado para pessoa errada?

Primeiro é importante saber o que o Código Penal fala acerca da Apropriação Indébita. Há quem ache ‘como a pessoa mandou porque quis, não há crime’. Errado, o entendimento atual é que ‘achado é roubado sim’. E a pessoa precisa devolver aquilo que ela achou e está em sua posse dentro de um período legal. 

Via de regra, a pessoa tem até 15 dias para devolver ao real dono, qualquer produto que ela se apropriou de maneira indevida. Caso assim ela não faça, ela pode começar responder judicialmente e ser obrigada a devolver o valor em questão. Por isso, sempre é interessante que ocorra a devolução do valor.

Por isso, quando você perceber que mandou o Pix para a pessoa errada, de imediato, procure ela, para tentar esclarecer o problema. Caso não consiga, só então você entra com uma representação judicialmente contra ela, pelo crime citado anteriormente. Mas na maioria das vezes, quem recebeu o valor indevido, tende a devolver de maneira voluntária. Mas caso não devolva, fique tranquilo, a lei está do seu lado!

Veja também: Por que o salário-mínimo não está em R$ 1.320 como prometido?