Bolsa Família: como receber o benefício por MUITO tempo

Com certeza você já deve ter ouvido falar do programa social do Bolsa Família, ele é o maior programa instituído pelo governo que atende famílias de baixa renda. Atualmente, o valor do benefício é de R$ 600 por família, e agora com a posse do governo Lula, ele deseja acrescentar uma parcela adicional no valor de R$ 150 para cada criança que tem até 6 anos, mas Lula já informou que esse valor só começara a ser repassado para as famílias a partir do mês de março. 

É válido ressaltar que o Bolsa Família não é de pagar um valor vitalício para a família que participa do programa, ou seja, o objetivo é que ela não dependa eternamente desse dinheiro, inclusive, tem pessoas que nem sabem mais em algumas situações como essa pode fazer que alguém seja excluído do programa e não receba mais o benefício. 

Bolsa Família como receber o benefício por MUITO tempo
Veja regras que é necessário ter atualizadas para não ser excluído do programa. Imagem: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Confira motivos que podem fazer o beneficiário perder o Bolsa Família 

Alguns brasileiros não conhecem as regras e se acontecer algum dos erros que vamos citar agora, possa ser que o benefício seja cancelado. 

  • Beneficiários que não acompanham o estado nutricional da criança 
  • Quem deixar de levar as crianças para vacinar 
  • Gestantes devem realizar o pré-natal, caso contrário o cadastro já entra em alerta 
  • Não levar a criança a escola, o mínimo precisa de ter 75% de frequência escolar 
  • Não pode esquecer de movimentar o dinheiro em 120 dias 
  • Não pode morar fora do Brasil 
  • Famílias que aumentam a renda e fica de fora da situação de pobreza ou de extrema pobreza sai do programa 
  • Deixar de atualizar a cada dois anos o CadÚnico (Cadastro Único) 

É importante destacar que o governo atual já confirmou que irá fazer um pente-fino nos cadastros para ter uma rigorosa apreciação e saber qual família está recebendo irregular e tomando o lugar de quem necessariamente está precisando. 

E foi compartilhado que esse sistema de fiscalização pode atingir muitas famílias que estão no programa, cerca de 11 milhões de pessoas, ou seja, muitos cadastros poderão ser cancelados. 

Pente-fino no Bolsa Família 

Se o seu cadastro for sinalizado pelo pente-fino como um cadastro suspeito, ou seja, que pode ter irregularidade que estão fora dos requisitos propostos pelo governo para participar do programa social, eles devem comparecer no CRAS – Centro de Referência e Assistencial Social – que no caso é o mesmo lugar que o Cadastro Único é feito. 

Tudo isso foi determinado pelo novo governo Lula (PT) após analisar um crescimento alto de pessoas inscritas no programa no ano passado. 

Veja também: E AGORA? O que fazer se seu pedido no INSS foi NEGADO

Bolsa Família x Auxílio Brasil 

É importante destacar que por mais que tenha tido dois nomes o programa é o mesmo. Aconteceu que no ano que Jair Bolsonaro foi eleito ele sugeriu a troca do nome do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil para desvincular a imagem do programa com o Lula. 

Veja também: Cadastro Único 2023: veja o que muda a partir de agora