Auxílio EXCLUSIVO de policiais e bombeiros para comprar casa de até R$ 300 mil

2022 foi um ano de dezenas de aprovações dentro da Câmara dos Deputados: foram projetos de decretos legislativos, PECs (Propostas de Emendas Constitucionais), projetos de lei e medidas provisórias, incluindo aquela que beneficia policiais e bombeiros em relação à compra da casa própria.

Profissionais deste segmento já contam a possibilidade de obterem auxilio financeiro no momento de comprar um imóvel, mas, claro: existem critérios que devem ser atendidos, para que a solicitação seja aceita.

Veja mais detalhes a seguir.

Auxílio EXCLUSIVO de policiais e bombeiros para comprar casa de até R$ 300 mil
Policiais e bombeiros já podem comprar casa com auxílio do governo | Imagem: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Do que se trata o auxílio exclusivo para policiais e bombeiros

O auxílio por meio do qual policiais e bombeiros conseguem até R$ 300 mil para comprarem uma casa está diretamente ligado à MP (Medida Provisória) 1070/21 e, na verdade, contempla todos os profissionais de segurança pública da seguinte lista:

  • Guardas municipais;
  • Peritos;
  • Bombeiros;
  • Agentes penitenciários;
  • Policiais militares;
  • Policiais civis;
  • Policiais federais;
  • Policiais penais;
  • Policiais rodoviários federais.

Qualquer pessoa das profissões acima pode fazer a solicitação, desde que receba no máximo R$ 7 mil por mês. E a boa notícia está ligada ao fato de que não é necessariamente estar na ativa para recorrer ao auxílio.

Policiais e bombeiros (bem como os demais grupos citados) que já estejam aposentados, ou mesmo reformados ou na reserva, também tem direito a este benefício, que será pago por meio dos recursos existentes no FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).

Estima-se que em 2023 o governo irá investir aproximadamente R$ 100 milhões nesta iniciativa, como forma de auxiliar no pagamento das parcelas relacionadas ao parcelamento dos imóveis.

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Outras informações importantes a respeito deste auxílio

As regras para solicitar o auxílio e obter subsídio do governo, portanto, são bem claras.

É preciso:

  • Exercer uma das profissões listadas acima;
  • Receber no máximo R$ 7 mil todos os meses;
  • Escolher um imóvel cujo valor seja de até R$ 300 mil.

Além disso, é preciso compreender que todas as parcelas deverão ser pagas dentro de um prazo máximo de 35 anos, ou seja, 420 meses.

O subsídio propriamente dito terá um valor variável, de acordo com a renda mensal de cada solicitante, estando atrelado também a uma taxa referente à sua contratação. Sendo que esta taxa, por sua vez, é de até R$ 2,1 mil.

Cabe à Caixa Econômica Federal operar este auxílio, sendo a ela que policiais e bombeiros (e demais profissionais, como guardas municipais) poderão recorrer não só para a solicitação propriamente dita, mas também obter o empréstimo ao qual o auxílio em questão corresponde.

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