Ter um bom Score em 2023 é uma das melhores coisas que o cidadão brasileiro pode fazer para obter mais crédito no mercado como um todo.
É por meio desta pontuação que ele será bem visto pelos órgãos de proteção ao crédito e, consequentemente, pelos bancos e empresas diversas, o que tornará mais fácil, entre outras coisas:
- Conseguir um limite maior no cartão de crédito;
- Conseguir financiar um veículo;
- Conseguir um empréstimo;
- Conseguir financiar comprar diversas, como as de eletrodomésticos, que podem exigir parcelamento.
A média de Score dos brasileiros é de aproximadamente 500 pontos, como explica o gerente do Serasa Experian, Thiago Ramos.
Isso não significa que, com esta pontuação, a oferta de um empréstimo seja negada, por exemplo. Porém, caso exista essa possibilidade, ela será de um valor menor que o esperado, e com juros mais altos.
Dicas de como aumentar o Score em 2023
As principais dicas que devem ser seguidas na hora de conseguir um Score melhor em 2023 e nos anos seguintes incluem:
1. Evitar ter vários cartões de crédito
Num mundo ideal, a melhor iniciativa seria não ter cartão nenhum. Mas, não sendo possível evitar esse item, é importante focar em ter apenas um.
Afinal, quanto mais cartões, mais a renda fica comprometida, e as chances de endividamento aumentam.
2. Pagar o maior número possível de dívidas
Quanto mais uma pessoa mostra que tem capacidade de pagar suas dívidas, mais ela é “vista com bons olhos” pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.
E o melhor é que esse pagamento não precisa ser feito de uma única vez: optando pelo parcelamento, é possível obter mais pontuação logo ao pagar as primeiras parcelas.
3. Evitar atrasar o pagamento de contas
Mesmo que não existam grandes dívidas em seu nome, e nem mesmo nome negativado, uma pessoa também pode ficar com o Score baixo em 2023 se atrasar o pagamento de contas comuns do dia a dia.
As contas de luz e de internet, por exemplo, devem ser pagas até a data de vencimento, para que a pontuação aumente aos poucos.
4. Utilizar o Open Banking para compartilhar dados
Essa opção pode até gerar desconfiança em algumas pessoas, mas é perfeitamente segura.
Por meio dela, mais de um banco pode ter acesso aos seus dados ao mesmo tempo. Assim, é como se pudessem conhecer o cliente previamente, tendo mais tempo para preparar uma oferta de crédito.
Veja também: Cobrança: em quais situações o PIX pode ser TAXADO
A melhor opção para ter um alto Score em 2023 e nos anos seguintes
Outra dica que qualquer pessoa que queira aumentar o Score deve seguir é manter sua vida financeira organizada.
Deve haver uma clara divisão entre a quantia que deve ser gasta com lazer e a quantia que deve ir para o pagamento das contas, por exemplo. Isso sem citar a quantia para imprevistos e investimentos, que deve existir sempre que possível, mesmo que seja pequena.
Veja também: QUITAÇÃO GERAL! Governo quer perdoar R$ 9,5 Bilhões em dívidas dos brasileiros