O final de ano é um período repleto de momentos maravilhosos, e um deles, um dos mais aguardados pela maioria das pessoas, por sinal, é a ceia de Natal.
Em 2022, assim como em anos anteriores, muitas famílias já estão se preparando em relação a quais itens incluir nesta refeição. E, por conta disso, talvez já tenham percebido que terão que gastar um pouco mais, ou fazer alguns ajustes no cardápio para não estourar o orçamento.
E não se trata de uma simples percepção: segundo o Procon, de fato os itens que fazem parte da ceia estão com preços mais elevados, quando comparados com os preços praticados em 2021 no mesmo período.
Mais detalhes, a seguir.
Dados do Procon mostram significativa alta nos preços
No último dia 14, uma publicação do Procon mostrou que, de fato, a ceia de Natal esse ano estará mais cara, afetando principalmente as pessoas que não se planejaram com antecedência para esse momento.
De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, a diferença nos preços, entre o que era visto nas prateleiras em 2021 e o que encontramos agora, pode ser de pouco mais de 75%.
Um simples panetone de chocolate, por exemplo, pode ser encontrado por aproximadamente R$ 40 em um supermercado, enquanto em outro seu preço pode ultrapassar R$ 60.
O mesmo produto, da mesma marca e do mesmo tamanho, mas com diferença significativa no preço, a depender do local da compra. E o mesmo ocorre com outros itens que costumam ser procurados nessa época do ano.
Veja também: Acerte na SIMPATIA! Veja os significados de cada cor para a VIRADA de ANO
Dicas para ter uma ceia de Natal mais econômica em este ano
Quem deseja ter um ceia de Natal farta e econômica, portanto, precisa recorrer a dicas específicas.
Alguns exemplos do que fazer incluem:
Pesquisar os preços em pelo menos dois supermercados
Com preços tão variáveis, de um estabelecimento para o outro, pesquisar até encontrar as melhores condições de compra é fundamental.
E, se as compras forem em quantidades maiores, ir até os famosos atacados também é uma boa pedida, uma vez que nesses locais quanto maior for a compra, maior é a economia.
Fazer as compras com a maior antecedência possível
Essa tarefa não é difícil, pois muitas famílias usam o mesmo cardápio ano a ano, como tradição. Então, já sabendo quais serão os pratos da ceia de Natal, se torna muito mais fácil comprar os ingredientes com antecedência.
Lembrando que seguir essa dica ajuda a economizar dinheiro e, também, a economizar tempo, considerando que quanto mais perto do Natal chegamos, mais cheios os supermercados ficam.
Remanejar o cardápio
Por fim, outra ótima dica é remanejar o cardápio, de modo a substituir alguns ingredientes ou pratos por versões mais econômicas.
O famoso peru de Natal, por exemplo, pode dar lugar a outra ave na ceia.
Ceia essa que, com planejamento, pode ser mais especial do que o esperado.
Veja também: Renda extra ainda em 2022 veja 7 boas opções