ATUALIZEI meus dados no Cadastro Único (CadÚnico): quando receberei novamente?

Os beneficiários devem manter o registro atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma modificação importante.
Após a atualização do CadÚnico (Cadastro Único), quanto tempo demorará para receber novamente o Auxílio Brasil cancelado? Bom — segundo o Ministério da Cidadania, para que o beneficiário retome ao recebimento do auxílio, a atualização do cadastro deve ser feita no prazo de 180 dias após o cancelamento.
Após a atualização, as informações serão avaliadas pelo sistema. A família poderá receber o benefício novamente se, após esta avaliação, ainda tiver o perfil para permanecer no Auxílio Brasil.
O benefício poderá mudar de valor, dependendo das mudanças ocorridas na renda e relacionadas com as pessoas que fazem parte da família.
Atualizei meus dados no Cadastro Único: quando poderei receber novamente? / Imagem: Jeane de Oliveira – noticiadamanha.com.br

E se passar do período de 180 dias?

Se o período de 180 dias a partir da data do cancelamento do benefício já tiver passado, a família deverá passar novamente pelo processo de qualificação, seleção e concessão de benefícios do programa.

Quem pode participar do programa?

  • Podem participar do programa as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham, em sua composição, mulheres grávidas, mães lactantes, crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
  • As famílias extremamente pobres são aquelas cuja renda familiar mensal per capita é igual ou inferior a R$ 105,00.
  • As famílias pobres são aquelas com renda familiar per capita de R$ 105,01 a R$ 210,00.
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É necessário uma atualização

Para permanecer em programas como o Auxílio Brasil, o beneficiário deve atualizar o CadÚnico (Cadastro Único) a cada dois anos ou sempre que houver qualquer mudança na renda, na situação de trabalho, no endereço ou na composição familiar. Caso isto não ocorra, o auxílio poderá ser cancelado.
Na quinta-feira (14), o Ministério da Cidadania alterou o cronograma de verificação e revisão dos dados das famílias cadastradas no CadÚnico. A decisão foi motivada pelas filas geradas pelos beneficiários de programas sociais para o recadastramento nos postos de atendimento em todo o Brasil.

Como atualizar?

Procure um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou o setor responsável pelo Cadastro Único e pelo Auxílio Brasil em sua cidade para fazer o recadastramento do seu grupo.
Leve, de preferência, seu CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa de sua família, tais como
  • CPF (de preferência)
  • Título de eleitor (de preferência)
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • Documento de Identidade (RG)
  • Carteira de Trabalho
  • Se a pessoa for indígena, o Rani (Registro de Nascimento Indígena) – se a pessoa só tiver este documento
  • Se a família tiver um beneficiário BPC/Loas idoso ou deficiente, é necessário apresentar o CPF de todos os membros da família.

O que é o Cras?

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social para garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos estando em situação de vulnerabilidade e/ou risco.

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