Toda vez que o Instagram lança novidades, é imediatamente comparado a outras redes sociais. Muitos bilhões de usuários que a acessam diariamente, por sinal, dizem que essa rede não cria nada novo: ela, na verdade, apenas se inspiraria no que já faz sucesso em relação à concorrência.
É impossível prever o que se passa na mente de Mark Zuckerberg e sua equipe. Mas, de fato: desde que foi lançado, em 2010, o Instagram tem lançado cada vez mais funções similares às que existem em outros apps.
Instagram lança novidades e se assemelha cada vez mais com outras redes sociais
Uma das novidades que mais levantaram questionamentos sobre as inspirações do Instagram foi o Reels, cujo formato se assemelha, e muito, ao TikTok.
Mais recentemente, a rede social também lançou outras novidades, levando seu público novamente a compará-la com seus concorrentes.
São elas:
Figurinha “Sua Vez”
Pensada exclusivamente para os stories, e agora fazendo parte também do Reels, essa figurinha permite que o usuário escreva nela uma espécie de tema para conteúdo, fazendo em seguida a postagem de uma foto ou vídeo que tenha a ver com esse tema e desafiando seus seguidores a fazerem o mesmo.
Lembra um pouco as famosas correntes do Orkut, mas é uma funcionalidade que, ao que tudo indicada, foi inspirada no BeReal.
Notas
Extremamente recente, essa novidade pegou muitos usuários de surpresa, e até mesmo causou estranhamento em quem abriu a aba das mensagens e se deparou com diversas notas das pessoas que segue.
Muitas pessoas afirmam que não estão entendendo nada a respeito, mas é muito simples: cada usuário pode escrever uma nota de poucos caracteres, que ficará disponível para visualização de seus seguidores por 24 horas.
Os seguidores, por sua vez, podem responder a essa nota via mensagem, iniciando assim uma conversa.
Seria uma tentativa de ser parecido com o Twitter?
Pastas compartilhadas
As pastas compartilhadas, por sua vez, se assemelham mais ao que o Pinterest oferece hoje para os seus usuários.
Por meio desse recurso, o usuário pode não só criar sua pasta de arquivos salvos no Instagram, mas também convidar outras pessoas a colaborarem com mais conteúdos.
Veja também: Usuários descobrem NOVA função do WhatsApp para encontrar o carro na rua
Uma rede social jovem e diversificada
Sendo uma rede social jovem, prioritariamente utilizada por pessoas de 10 a 34 anos, o Instagram lança novidades regularmente, de modo a aprimorar seus recursos e estimular o uso do aplicativo.
Mas, claro: públicos mais velhos também fazem bom proveito dessa rede social, principalmente no que diz respeito aos negócios.
Afinal, mais do que um espaço para compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram também é, hoje, uma ótima opção para fortalecer marcas.
Veja também: TRUQUE para ter 2 WhatsApps no celular (não é o Business)