O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo estado de alerta para fortes chuvas, enchentes e tempestades neste final de semana. Algumas regiões estão na lista e devem ficar atentas às mudanças climáticas previstas para o Brasil.
Além do Inmet, o instituto Climatempo também adverte para as variações deste final de semana. Ele também destaca a possibilidade elevada de enchentes e tempestades pelo país. As informações estão disponíveis no Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Novos alertas para risco de enchentes e tempestades pelo Brasil; confira onde
De acordo com o Climatempo, os próximos dias, com ênfase para este domingo (18/12), devem apresentar forte instabilidade climática em algumas regiões do país. De acordo com os dados, isso acontece devido às influências observadas a respeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul – elas estão exercendo força total em território brasileiro.
Veja também: Usuários descobrem NOVA função do WhatsApp para encontrar o carro na rua
As principais áreas de risco que estão presentes no alerta deste domingo (18/12) são:
– Região Oeste da Bahia;
– Norte do estado de Goiás;
– Distrito Federal;
– Tocantins;
– Espírito Santo;
– Mato Gross;
– Acre;
– Centro-Sul do Amazonas;
– Centro-Sul do Pará;
– Sul do Maranhão;
– Sudoeste do Piauí.
As informações podem ser atualizadas com possível mudanças e podem ser conferidas diretamente no alertas2.inmet.gov.br.
O que fazer em caso de chuva forte e alerta de perigo
Quando um alerta laranja do INMET é emitido, o mais aconselhável é seguir as diretrizes que os órgãos de segurança preconizam e obedecer a sinalização da sua cidade. No entanto, também podem ser tomadas algumas medidas preventivas; tais como:
– Não enfrente uma enchente, se estiver dentro do carro;
– Não saia de casa durante tempestades, vendavais e fortes chuvas;
– Acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou mesmo a Polícia Militar, pelo 190;
– Nunca entre em uma área alagada;
– Procure lugares mais altos e seguros para fugir da chuva forte.
Atenção com ventos podem chegar a 100 km por hora
Além de chuva forte e enchentes, o alerta de perigo também informa que é possível presenciar rajadas de ventos com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h. Por isso, o instituto diz que é preciso se abrigar e não ficar em áreas de risco, já que as condições climáticas podem favorecer quedas de alhos e de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, descargas elétricas e danos a algumas estruturas mais frágeis.
Por conta de tantos avisos, o melhor a fazer é permanecer em abrigos seguros durante o mau tempo. Preste atenção ás variações e à formação das tempestades para evitar se envolver em situações de risco neste domingo (18/12) e durante os próximos dias.
Veja também: Eles sabem dar presente de AMIGO SECRETO: 3 signos que adoram NATAL