Você sabia que é possível somar 25% no valor do seu benefício do INSS? Entretanto, esse adicional está disponível apenas para um grupo sob condições específicas. Nesse sentido, confira as regras e veja como você poderá solicitar esse valor.
Para aqueles que ainda não conhecem, separamos todas as informações necessárias sobre o acréscimo de 25% que pode, inclusive, superar o teto de gastos do INSS. Sendo assim, se você é aposentado ou pensionista INSS e ainda há dúvidas a respeito do benefício, acompanhe a matéria e saiba mais.
Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
O INSS é uma autarquia do governo responsável por receber as contribuições dos brasileiros e garantir a atuação da Previdência Social. É ele quem paga, a milhões de cidadãos, diversos benefícios, tais como o salário-maternidade, as pensões por morte, o auxílio-doença, e além destes e outros, a aposentadoria.
Ao todo, de acordo com o portal oficial do Governo Federal, atualmente o cidadão pode ter acesso a oito modalidades distintas de aposentadoria. Entretanto, para ter acesso, é preciso atender a algumas regras e requisitos específicos para cada uma delas.
Nesse sentido, as categorias de aposentadoria são:
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
- Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria Especial por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria por Idade Rural
- Aposentadoria por Idade Urbana
- Aposentadoria por Invalidez
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor
Atualmente, o piso é o valor do salário mínimo de 2022 no valor de R$ 1.212 e o teto é o valor de R$ 7.087,22, que é o valor máximo que você pode receber do benefício previdenciário.
Nesse sentido, o acréscimo de 25% em cima do valor do benefício é destinado, exclusivamente, para a sexta categoria: Aposentadoria por Invalidez.
Veja também: Aprenda a fazer a SIMULAÇÃO da aposentadoria por tempo de contribuição!
Acréscimo de 25%
Também chamado de “Perícia dos 25%” esse é um benefício disponível aos aposentados por invalidez ou pessoas em processo para aposentadoria por invalidez. Além disso, o valor só é liberado aos cidadãos que necessitam de acompanhamento de outras pessoas para realizar suas atividades básicas, como banho e alimentação.
Nesse sentido, para ter acesso ao acréscimo, é preciso que você passe por exames da perícia médica do INSS, a fim de comprovar sua condição. Sendo assim, é a avaliação médica quem dirá se você está ou não apto à receber o benefício, que possui o valor somado à aposentadoria.
Para solicitar, é necessário apresentar o CPF, o termo de representante legal, se houver e, claro, os exames médicos, que devem comprovar dependência a terceiros. Em média, são precisos 45 dias úteis para todo o processo.
Dessa forma, o primeiro passo é acessar o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e fazer login no sistema. Logo depois, em “Agendamentos/Requerimentos”, clique em “novo requerimento” e avance. Feito isso, pesquise por “acréscimo” e selecione o serviço desejado.
Para acompanhar a solicitação, basta chegar “Agendamentos” no Meu INSS. Caso sejam necessários novos exames médicos, vá até a unidade do INSS de sua região para passar pela perícia.
Para mais dúvidas, você pode conferir a página de solicitação do acréscimo pelo link (https://bit.ly/3Ef9aBW).
Veja também: INSS: Conheça a aposentadoria por idade PROGRAMADA!