O Enem 2022 está chegando. Todo mundo que está prestes a se formar no ensino médio vão realizar a prova, ou aqueles que também estão tentando uma oportunidade para conseguir uma bolsa de estudo em alguma universidade.
A prova do Enem vai acontecer domingo agora (13) a primeira fase da prova com questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. Já a segunda fase da prova ocorre no próximo domingo (20) com questões sobre Ciências da Natureza e Matemática.
O que mais deixa o pessoal preocupado sobre a prova é a redação. Por isso resolvemos fazer uma lista dos temas que podem cair no Enem esse ano. Segue abaixo.
Temas que podem cair no Enem 2022
A prova do Enem já é conhecida como uma prova bem difícil, mas o que fica no pensamento é como vai se sair na Redação, já que a Redação tem um peso maior na prova, com isso, muitas pessoas não conseguem praticar a técnica de escrever redação por ansiedade, medo.
Mas a nossa dica é que se você tem tempo, pratique em casa, fizemos esse texto especialmente para você tirar algumas dúvidas pois na lista tem possíveis temas que podem cair na redação e não descobrir o tema somente na hora.
Segue a lista abaixo para você ter uma noção de quais temas podem cair esse ano e ir praticar. É importante destacar que a redação precisa ser escrita no formato de dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma solução para o problema com argumentações.
- O impacto das mídias sociais
É nítido o crescimento de pessoas nas mídias sociais, devido a isso a nossa vida muda e muito mas poucos percebem isso. Esse costume de ficar nas mídias sociais têm afetado a nossa comunicação com as pessoas, principalmente em casos de políticas, como na última eleição.
- Mobilidade urbana
Esse tema pode ser abordado na prova devido ser uso diário das pessoas, ou seja, a mobilidade urbana faz parte da rotina da vida do brasileiros, além de gerar insatisfação devido ao problema, por isso solucionar esse problema na redação pode ser bom.
- O impacto da pandemia na educação
Felizmente o Brasil está voltando a vida normal após a crise da pandemia, mas com certeza deixou sequelas, principalmente na educação. Por mais que as aulas tenham voltado ao normal, o número de alunos que tem faltado, deixado de ter uma boa frequência escolar cresceu demais, e isso está afetando os alunos e a educação brasileira.
Veja também: SENAC abre vagas em mais de 30 cursos 100% GRATUITOS e online; inscreva-se!
- Precarização do trabalho
A crise econômica fez com que o aumento de trabalhadores não precisassem ter uma regulamentação necessária, e acabam fazendo o serviço de forma precária.
- Abuso infantil
Durante a pandemia, todos tinham que ficar em isolamento dentro de casa, e nos índices mostram que no Brasil o número de casos de abuso infantil cresceu, e pior que são casos dentro da casa da propria criança.
- Declínio da cobertura vacinal
O índice de vacinação infantil do Brasil está bem abaixo, os pais não estão seguindo o calendário completo de vacina, e as doenças erradicadas como o sarampo e poliomielite são de suma importância.
Veja também: Plataforma gratuita pode te ajudar a tirar 1.000 na redação do Enem 2022; confira!