Como saber se eu CAI no pente-fino do INSS?

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) anunciou, através da Portaria MTP 2.965, que realizará um novo pente-fino para rever os benefícios que apresentem indícios de irregularidades.

Embora não tenha sido informado quando a nova pente-fino começará, sabe-se que a duração da nova análise dos benefícios dos segurados durará 180 dias (6 meses).

Os segurados que passarão pelo pente-fino serão selecionados e notificados pelo INSS. O objetivo da nova operação é aumentar a capacidade operacional do Departamento de Exames Médicos e reduzir o estoque de solicitações que dependem do serviço.

Quem está na mira do pente-fino do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou através da Portaria MTP 2.965 que fará um novo pente-fino para revisar os benefícios que possuem indícios de irregularidades. / Imagem: Jeane de Oliveira – noticiadamanha.com.br

Os segurados que recebem os seguintes benefícios sob as seguintes condições estão no novo pente-fino do INSS

Segurado recebendo auxílio-doença que tenha estado por seis meses ou mais sem se submeter a uma perícia médica e que não tenha uma data de cessação definida ou indicação para reabilitação profissional.
Segurado que esteja recebendo auxílio-acidente;
Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada em Dinheiro (BPC) que não tenham sido submetidos a exame médico por mais de dois anos.

É importante esclarecer que o novo pente-fino foi definido por ordem de idade, portanto, o segurado mais jovem será o primeiro a ser convocado pelo INSS.

Como posso saber se fui convocado?

Todo segurado que for identificado com uma possível irregularidade será notificado pelo INSS através destes canais de serviço:

  • Através da plataforma Meu INSS disponível através do aplicativo móvel e do site
  • Por mensagem de texto no celular, mais conhecida como SMS
  • Através de uma simples carta para o endereço registrado pelo segurado como sua residência
  • Através de correio no endereço registrado pelo segurado como sua residência
  • Através de um caixa eletrônico no banco onde o segurado recebe seu benefício.

Nota! É importante lembrar que o INSS não liga ou entra em contato com você através de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, para conduzir o comb-o-fire ou confirmar os dados. Se você receber qualquer contato, desconsidere imediatamente.

Se você tiver alguma dúvida, o segurado também pode entrar em contato com o INSS ligando para 135, que está aberto de segunda a sábado das 7h às 22h.

Leia mais: Existe 14° salário para os beneficiários do INSS? Saiba tudo sobre o assunto!

Meu INSS: Como baixar e acessar o aplicativo

O “Meu INSS – Central de serviços” é um aplicativo criado pela Previdência Social para facilitar a vida dos usuários. É uma maneira para agilizar os atendimentos das agências, com isso, possibilitando acessar extratos, solicitar benefícios e outros serviços.

O acesso é feito gratuitamente pelo aplicativo, está disponível tanto para Android quanto IOS.

Para Baixar:

Você poderá baixar de um jeito prático e simples, não requer tanta memória do seu celular – caso esteja se perguntando.

Com o smartphone, abra sua loja de aplicativos, pesquise “Meu INSS – Central de serviços”, clique em instalar e aguarde enquanto o aplicativo é baixado e instalando em seu celular.

Leia mais: Esquenta Black Friday da Amazon traz produtos com descontos de até 50%