Segurados do INSS estão sendo prejudicados? Saiba mais sobre o novo método de análise do Instituto!

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social aplicou uma nova maneira de como analisar os pedidos dos benefícios, que engloba o uso de tecnologias. Se caso você deseja dar entrada em seus processos você consegue realizar o procedimento totalmente de forma online, pelo site MEU INSS.

Mas para a análise, o novo método que o INSS está utilizando é o uso de robôs que foram implantados no mês de maio deste ano, que substituiu o lugar dos trabalhadores que tinham essa função, para assim o beneficiário ter uma resposta rápida. Mas não é exatamente isso que está acontecendo, e a fila de espera na análise vem crescendo.

Segurados do INSS estão sendo prejudicados? Saiba mais sobre o novo método de análise do Instituto!
Os robôs são a nova maneira de analisar os dados. Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com

Fila do INSS para análise de pedido aumentou

Infelizmente, esse novo método do INSS não foi 100%, pois o robô não é capaz de analisar alguns dados que são necessários e de suma importância na hora da contratação e da solicitação do pedido, como:

  • Salário de contribuição
  • De tempo
  • De tempo rural em aposentadoria urbana

Esses tópicos o robô não consegue verificar, e certamente isso causa transtorno e ações negativas, assim o beneficiário pode ter sua análise com um tempo grande de demora e até mesmo ser negado. Segundo informações compartilhadas pelo STF – Supremo Tribunal Federal, o prazo mínimo que a pessoa deve esperar é de até 3 meses, porém isso não está acontecendo, alguns casos estão levando tempo entre 1 ano.

Mas não foi só de forma negativa que esses robôs trabalharam, desde a implantação no mês de maio houve uma diminuição de 25% na fila de pedidos de aposentadoria por idade, mas por outra parte, nem todos os segurados tem essa sorte, pois em alguns casos os robôs complementou mais um documento de espera como receber a renda mensal.

Os robôs ainda não conseguem analisar todos os dados e muitas vezes isso leva a não aprovação, a partir disso segue para uma segunda aprovação. Infelizmente a fila vem aumentando para essa categoria cerca de 32% pois quando a pessoa decide recorrer a essa decisão, todo processo é encaminhado para o departamento do Conselho de Recursos da Previdência Social.

Veja também: INSS paga aposentadorias acima do salário mínimo; descubra a razão

Falsa diminuição nas filas

Todo esse processo está se tornando uma falsa diminuição nas filas já que não está atendendo a demanda necessária da categoria para ir de maneira rápida e eficiente. Todavia, ainda estima-se que esse procedimento tem chances de aumentar mais ainda o tempo de demora, já que – infelizmente – não possui mais tantos funcionários.

Veja também: INSS aumenta a lista de doenças que garantem benefícios e aposentadoria por incapacidade