Um novo auxílio foi divulgado e dessa vez as mães solteiras foram beneficiadas. Sabemos que as mães solteiras que cuidam dos seus filhos sozinha se dobram em duas para dar a melhor condição a eles, pensando nisso, foi criado um Projeto de Lei (PL 2.099/20) e aprovado na data do dia 3 de novembro de 2021.
Provavelmente, dentro deste mês de outubro as mães solteiras já poderão receber o auxílio no valor de R$ 1.200,00, que tem como princípio atingir o público-alvo de mulheres que são chefes de família. Para isso basta realizar o cadastro do CadÚnico.
Como se cadastrar para receber o benefício mães solteiras?
Ainda não foi compartilhado informações oficiais indicando como realizar esse procedimento para receber o auxílio Mãe Solteira, mas provavelmente a fonte principal será pelo CadÚnico (Cadastro Único) todas as mães que estiverem inscritas no programa, já que é onde fica os dados de toda a população de baixa renda para o governo federal ter acesso.
Pois através da plataforma do CadÚnico são feitos a maioria dos benefícios, entre eles o auxílio Brasil e o auxílio emergencial. Se você é mãe solteira e tem interesse em verificar a possibilidade de receber o auxílio, busque por esses já atualizar os seus dados no programa, para após a liberação do auxílio você já passar pelo processo de triagem no Ministério da Cidadania.
O auxílio para mães solteiras foi criado no ano de 2020. Por mais que ainda não tenha data definida para começar a pagar o benefício, estima-se que após ser sancionado pelo presidente da República, no máximo até 15 dias já começará a ser pago, por isso muitos especulam que ainda poderá ser pago dentro deste mês de outubro.
Veja também: Mães chefe de família realmente vão poder receber auxílio específico do Governo?
Confira os requisitos que as mães solteiras precisam estar inseridas para receber o auxílio
Como todo benefício pago pelo Governo Federal, as pessoas precisam estar encaixadas em requisitos impostos por ele, para assim alcançar realmente as famílias que mais precisam. Confira sobre o auxílio Mãe Solteira:
- Necessário ter 18 anos
- Ser solteira (não ter companheiro)
- Possuir cadastro no CadÚnico
- Pelo menos ter um filho menor de idade sob responsabilidade de mãe
- Não ter trabalho de carteira assinada
- Não ser beneficiária de programas do INSS
- Não receber seguro desemprego
- Não ser participante de programas de transferência de renda federal
- Possuir uma renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou a família inteira receber até três salários mínimos
Se você é uma mãe solteira, microempreendedora, autônoma, saiba que você pode se cadastrar para verificar a possibilidade de receber o benefício. O projeto já passou pela Comissão dos Direitos da Mulher e foi aprovado, agora basta somente esperar a aprovação da comissão da câmara dos deputados e logo após: Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Passando pelo Senado Federal e pelo Presidente da República, o auxílio mãe solteira já estará disponível.
Veja também: Crédito Consignado: confira quais são os bancos que estão oferecendo empréstimo através do Auxílio Brasil