O final do ano se aproxima e muitas pessoas estão atrás daquele dinheiro a mais para fechar as contas e garantir o Natal e vira com mais tranquilidade. Pensando nisso, uma das saídas é a de adiantar o 13º salário, costumeiramente pago entre novembro e dezembro do ano corrente. Veja se isso é possível e como pode ser feito.
Como funciona o adiantamento do 13º salário?
Na prática, a opção de adiantar o 13º salário funciona como uma espécie de empréstimo com garantia. O trabalhador pode receber o salário extra antes da hora e depois ceder o benefício trabalhista ao banco para quitar a dívida.
Sendo assim, é preciso entender algumas coisas antes de fazer essa escolha:
- 1: você receberá menos do que o 13º salário pago na data certa;
- 2: o valor será respectivo ao número de meses trabalhados. Se você adiantar em outubro, portanto, receberá o valor referente a 10 meses de trabalho;
- 3: o dinheiro terá incidência de juros, os quais serão descontados já na hora do empréstimo (cada banco possui uma política para isso);
- 4: não há como impedir o desconto da dívida nos meses de recebimento corretos.
Sabendo disso, você poderá tomar uma decisão mais acertada de acordo com a sua necessidade. Já que se você receberia um determinado valor caso aguardasse a chegada de novembro ou dezembro, saiba que esse montante será menos ao adiantar o salário.
Existem situações que o valor pago não será proporcional ao número de meses trabalhados, mas é preciso consultar a viabilidade disso junto à instituição financeira.
Veja também: ITCMD no Paraná, saiba como funciona
Quem pode solicitar o adiantamento?
De um modo geral, existem algumas pessoas que podem fazer a solicitação do 13º salário; são elas:
- 1 – Trabalhadores da iniciativa privada, com registro de acordo com a Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT);
- 2 – Aposentados e pensionistas do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS);
- 3 – Servidores públicos.
Se você se enquadra em algumas dessas situações, poderá ter a chance de solicitar o adiantamento do 13º salário para o bando onde recebe o benefício.
Como fazer a solicitação do 13º salário adiantado?
Para solicitar o adiantamento dos valores, o caminho costuma ser apenas um: entrar em contato com a instituição financeira. Por regra, apenas os bancos tradicionais oferecem esse modelo de empréstimo.
Servidores públicos devem entrar em contato com o Banco do Brasil ou com a Caixa Econômica Federal, a depender do órgão que gerencia os pagamentos.
A opção pode aparecer no seu aplicativo bancário, na área relativa a empréstimo ou crédito. Caso contrário, será preciso entrar em contato com a gerência do banco.
Veja também: 9 cidades para quem quer morar no litoral